Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Glamour Flirt

Por que dói tanto um corte com uma folha de papel?

sábado, 30 de julho de 2011



Quem nunca se cortou alguma vez com o fio de uma folha de papel sulfite? E o pior,por que doem tanto esses cortes? Há várias razões. A primeira tem a ver com a área onde acontece o corte, que normalmente são os dedos, sobretudo a gema dos dedos, que estão cobertas com uma concentração extremamente alta de nociceptores, fibras nervosas que enviam sinais de tato e dor ao cérebro; são terminações nervosas livres de neurônios sensitivas primárias, cujos corpos neuronais se encontram nos gânglios raquianos. Isto faz com que os dedos sejam especialmente sensíveis em comparação com outras partes de nosso corpo.

Ademais, o corte de uma folha de papel é muito pouco profundo, de modo que só afeta às camadas externas da pele. E é precisamente nessas camadas onde estão os nociceptores que enviam os sinais de dor mais agudas. Quem já se feriu de forma profunda sabe que a dor não é diretamente proporcional.

Por último, os cortes tão superficiais não costumam sangrar muito, o que dificulta o posterior coágulo da ferida. Isto implica que o ferimento se mantenha aberto, expondo as fibras nervosas ao ar durante um maior período de tempo. Tenham isso em conta quando a secretária boazuda fizer um escândalo porque cortou o dedo em um folha que retirava da máquina de xerox.



Fonte: Life's Little Mysteries/NDIG

2 comentários

vi seu blog na comunidade do orkut, parabéns ele é muito bonito e bem feito, já estou seguindo.
aguardo visita em meu blog, tem uma dica
legal pra vc.
sucesso
http://www.aumentetrafegosblog.blogspot.com

18 de novembro de 2011 10:37
robinho1982 disse...

olá, seu blog é bem legal, já sou seu seguidor, espero vc no meu blog.
http://assuntotricolor.blogspot.com
obrigado pela atenção.

18 de novembro de 2011 11:10
Related Posts with Thumbnails