Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Glamour Flirt

Radiação Ultravioleta e o Buraco na Camada de Ozônio

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O sol é a principal fonte de raios ultravioleta (UV) que, de acordo com seus comprimentos de onda, podem ser subdivididos em UVA, UVB e UVC. Dos três, os raios UVB são os mais nocivos ao homem, embora sejam normalmente absorvidos pela atmosfera. Os UVAs alcançam a Terra de maneira mais intensa, mas não são tão prejudiciais quanto os UVB. Os raios UVC não chegam à Terra.

Normalmente, a camada de ozônio na atmosfera se encarrega de absorver boa parte das emissões de UV oriundas do Sol. No entanto, diversos agentes químicos, como os clorofluorcarbonos (CFCs) , estão reduzindo a camada protetora de ozônio e "buracos" foram observados sobre a Antártica, Europa e América do Norte. Com isso, o meio ambiente e a população estão mais expostos aos raios UV solares.

A excessiva exposição ao sol e à radiação ultravioleta está associada a vários tipos de câncer de pele, envelhecimento precoce da pele, catarata (opacidade das lentes oculares) e outras doenças oculares. Também pode contribuir para o organismo fique menos resistente a infecções.

Related Posts with Thumbnails