Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Glamour Flirt

O suor das mulheres é diferente?

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

http://www.abril.com.br/imagem/mulher-suor-436.jpg

Uma mulher que trabalhe numa fábrica sua como um homem? Esta questão está a ser alvo do mais cuidadoso escrutínio científico. Um novo estudo publicado este mês no jornal "Experimental Physiology" dá provas evidentes de que uma mulher produz abundante suor durante o exercício físico.

O mais interessante, contudo, é que este suor possui características diferentes do suor de pessoas que não pratiquem atividade física e, sobretudo, bastante diferente do suor produzido pelos homens, fator que poderá ter consequências em quem praticar desporto de alta competição.

Investigadores das universidades de Osaka e de Kobe, no Japão, recrutaram um grupo de atletas, de ambos os sexos, com as mesmas idades e com pesos semelhantes e colocaram-nos em confronto com pessoas que não praticam habitualmente exercício físico. Todos tiveram de pedalar em bicicletas fixas num espaço fechado e a uma temperatura estabilizada.

Homens suam mais

Segundo o "The New York Times", que divulgou a notícia, os resultados do estudo indicam que os atletas do sexo masculino transpiram mais do que as atletas, mas as mulheres usam mais glândulas sudoríparas do que os homens. Quem suou menos foram as mulheres sedentárias, embora tenham registado altas temperaturas corporais.

Assim, os cientistas concluíram que há diferenças sexuais no que toca à produção do suor e na correspondência entre a quantidade de suor e a intensidade do exercício praticado. Há explicações de que este comportamento estará ainda associado a formas de vida pré-históricas, em que as mulheres se abrigavam à sombra e os homens atuavam mais ao ar livre, formas essas que os seus corpos encontraram para a sobrevivência de cada sexo, de acordo com o respectivo habitat.
Related Posts with Thumbnails