Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Glamour Flirt

Cientistas descobrem que manga é efetiva contra o câncer do cólon e do seio

segunda-feira, 1 de março de 2010

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxYtbFcyh4FxxyLcDEz21XWZk75VjmhinkC7xElZSox-vvO-xFX9p66hmttSK6JIcFb5XO6r-wjAu8K-v7uRtfBANpptAGiL8eJS_7y41xppaHCpZOBY3dythGvhgDkCYOY5fi4itdjurH/s1600/produto_manga.jpg

Uma equipe de pesquisadores descobriu recentemente que a manga é efetiva para prevenir e deter o crescimento de células cancerosas das formas mais comuns de câncer do cólon e câncer do seio.

Ainda que a manga seja uma fruta antiga muito consumida em muitas partes do mundo, pouco sabe-se a respeito de seus aspectos sobre a saúde. Assim, a Cooperativa de Investigação em Alimentos do Texas examinou as cinco variedades de mangas mais comuns nos EUA para ajudar a determinar seu valor nutricional.

A equipe que estudou a fruta comprovou as propriedades contra as células de câncer, e descobriu -surpreendentemente- que a manga impede ou detém o crescimento das células do câncer de mama e do cólon respectivamente.

- "Sua capacidade antioxidante é menor de quatro a cinco vezes em relação a uva, e no entanto é muito efetiva na atividade contra o câncer. Se olharmos desde o ponto de vista fisiológico e nutricional, a manga deve ser considerada como um super alimento. Seria muito bom incluí-la como parte da dieta regular", disse a Dra. Susanne Talcott, que junto a seu marido, o Dr. Steve Talcott, realizou um estudo sobre o impacto da manga sobre células cancerosas.

Os Talcotts utilizaram extratos dos polifenóis da manga e realizaram provas in vitro contra células do câncer do cólon, de mama, de pulmão, contra a leucemia e contra o câncer de próstata. Os polifenóis são substâncias naturais que podem ser encontrados nas plantas e são associados com uma variedade de compostos que promovem a boa saúde.

A manga também mostrou ter alguns efeitos benignos contra o câncer do pulmão, a leucemia e o câncer de próstata, mas foi bem mais efetivo contra as formas mais comuns de câncer do seio e câncer de cólon.

- Descobrimos que as células normais não sofreram danos, pelo que -obviamente- a manga não faz mal ao corpo. Essa é uma observação de caráter geral para qualquer agente natural, que ataca às células cancerosas sem afetar às células sãs, pelo menos em concentrações razoáveis.", disse Susanne.

O estudo ainda descobriu que o ciclo celular, que é a divisão pela qual passam as células, foi interrompido. Esta informação é crucial porque indica um possível mecanismo de como as células cancerosas podem ser detidas ou interromper seu crescimento e propagação.

- "os polifenóis da manga podem prevenir àquelas células que podem estar a ponto de mutar ou criar danos ao corpo", disse.

Os Talcotts esperam realizar um pequeno ensaio clínico com pessoas que tenham uma maior inflamação em seus intestinos, por tanto, um maior risco de câncer.

- "A partir daí, se comprovarmos alguma eficácia, então embarcaríamos em um ensaio de grande escala para ver se há alguma relevância clínica por trás do manga e do câncer", disse a Dra. Talcott.

A maioria das mangas consumidas nos EUA são produzidas no México, Equador, Peru, Brasil, Guatemala e Haiti. As mangueiras são árvores nativas do sudeste da Ásia e da Índia e produzem em climas tropicais. Foram introduzidos na América no final de 1800.

É muito comum no sul do país encontrar árvores frutíferas com frutos apodrecendo em canteiros e parques nos centros de cidades. Em Londrina, por exemplo, dá para fazer a feira por um passeio pela cidade.
Related Posts with Thumbnails