Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Glamour Flirt

8 curiosidades interessantes

quinta-feira, 18 de março de 2010

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSI0EM5QNEuqSYc9AUDl4ukEC9yPPvGBirZSDp8K9tY2kmYc6q8AXJBEaHsMCuqHPF6f_FDgkK6KJuLPPwUMLzX1aLBqyWPV7SnDd6OztWDbOeEYGfygdxo_SXGERtM4AQ86ONw746SMA/s320/hospital.gif


  • Quando Surgiram os Hospitais?
    Foi no Ceilão, atual Sri Lanka em 437 ac que aconteceu o primeiro registro de um hospital. Antes disso , em data incerta, o imperador Asoka mandou construir na Índia dezoito instituições com características semelhantes às dos hospitais atuais. Os gregos e romanos, por voltade 300 ac., usavam templos religiosos como locais para recuperação de dentes,o "infirmitorium". Havia também uma farmácia e um jardim com plantas medicinais. No Brasil, o primeiro hospital foi a Santa Casa de Misericórdia de santos(SP), construída no ano de 1543.


  • Porque uma emoção forte pode provocar um infarto?
    Quando uma pessoa sofre uma emoção forte as glândulas adrenais (localizadas na parte superior dos rins) liberam adrenalina. Ela entra na corrente sangüínea e no coração provocando aumento dos batimento scardíacos; com isso mais sangue é bombeado para os músculos.

    A adrenalina estimula, ainda, uma contração dos vasos sangüíneos, que serve para "empurrar"o sangue e melhorar a irrigação em centros vitais como o cérebro. O aumento da intensidade do trabalho cardíaco e o estreitamento dos vasos podem ocasionar um infarto (morte de tecidos por falta de oxigenação), se já houver alguma artéria coronariana (as que levam sangue para o coração) semi-obstruída. Outra possibilidade é que a contração de uma artéria que já tenha certo entupimento resulte em um bloqueio total, também causando o infarto.


  • Ter apenas um testículo impede a procriação?
    Não, os dois testículos produzem os espermatózoides e os hormônios masculinos do homem e dos mamíferos machos. A falta de um delesnão interrompe essas funções. Quando ocorre a perda de um dos testículos o outro trabalha mais e muitas vezes até dobra de tamanho,mas depois dos 50 anos, quando normalmente há uma queda na produçãode espermatozóides, a falta de um dos testículos pode prejudicar a reprodução.


  • Porque o buraco de ozônio fica sobre a Antártica e lá a poluição é menor?
    O Ozônio (O3) fica na estratosfera e é um gás que envolve a Terra e a protege das radiações ultravioletas do Sol. Sua camada protetora é destruída pela ação do gás CFC (clorofluorcarbono), emitido principalmente por sprays e sistemas de refrigeração. Mas esse processo é muito demorado, e CFC leva setenta anos para atingir a estratosfera e espalhando-se uniformemente ao redor de todo o planeta graças às correntes de ar.

    A destruição sobre o pólo sul é maior porque a nuvem estratosférica polar,por ser mais fria, facilita a reação química entre o CFC e o ozônio, favorecendo o crescimento do buraco sobre a Antártica. Este fenômeno também ocorre no Polo Norte, mas lá as correntes de ar são capazes de repor o azônio destruído.


  • O ferro que existe no nosso organismo é o mesmo de um carro?
    O elemento químico é o mesmo. Há apenas uma diferença: o dos carros é insolúvelem água e o que circula pelo corpo é solúvel porque está na forma de ícons(átomos com carga elétrica) que reagem com a água.
    Caso não fosse solúvel, não se ligaria aos aminoácidos para formara hemoglobina, o pigmento do sangue que carrega oxigênio até os tecidos do corpo. A falta de ferro resulta em anemia.


  • Por que nós temos duas dentições e de onde vem os dentes?
    Os dentes se formam no osso e a existência de duas dentições deve-se ao tamanho dos ossos, que mudam ao longo do crescimento. Após os seis meses começam a sair os primeiros dentes, encravados na arcada dentária. Até mais ou menos 24 meses surgem toda primeira dentição; no total são 20 dentes. Os ossos continuam crescendo e o dentes de leite, após emergirem não crescem mais, por isso precisam ser substituídos. Os dentes permanente nascem empurrando os de leite fazendo com que eles caiam.


  • Porque as formigas não morrem cozidas no microondas?
    Elas não morrem por causa do tamanho. AS microondas (formadas por vibraçãode campos eletromagnéticos) aquecem os alimentos porque vibram as moléculas de água que estão dentro deles. As formigas também possuem água no corpo e são afetadas pelas ondas, só que, geralmente, ficam caminhando sobre as paredes internas do forno. Essas são regiões onde não há emissão. Como o inseto é muito pequeno não é atingido.

    Já as formigas que estiverem sobre os alimentos serão desidratadas e morrerão. Como são muito pequenas e desidratadas, diminuem de tamanho, possivelmente nem sejam notadas. Porém existem algumas formigas que mesmo sobre o alimento sobrevivem; é porque as microondas não se distribuem igualmente no forno e deixam de atingir alguns pequenos pontos.


  • Porque a nossa barriga ronca quando estamos com fome?
    O ronco é provocado por fortes contrações na parede do estômago, que acontece em pequenos intervalos de tempo. Ao atravessar o abdômen,onde há partes ocas, o barulho é aumentado, como se estivesse dentro de uma caixa de ressonância. As contrações do estômago, disparadas pelo sistema nervoso central, são uma forma de o órgão se preparar para receber os alimentos. O horário em que eles acontecem varia de acordo com o período em que a pessoa costuma se alimentar. Para quem não tem horário o ronco costuma aparecer entre cinco ou oito horas de jejum.


  • Porque a pele fica rosada em contato com o gelo?
    A região onde está em contato com o gelo fica com um tom de rosa ou violáceo porque há uma contração dos vasos sangüíneos da região. Com isso, diminui bruscamente a quantidade de sangue dentro deles. Mas o sangue não desaparece: migra para regiões bem próximas, ficando acumulado até a temperatura do local voltar ao normal. Esse acúmulo provoca acor rosada.


  • Como saber se um esqueleto é de homem ou de mulher?
    Além do tamanho dos ossos, as principais diferenças podem ser notadas no crânio e na pelve (bacia). Os ossos cranianos do homem têm saliênciase sua fronte é achatada, enquanto o crânio da mulher é mais liso e a fronte reta. Essas diferenças aparecem após a puberdade e são disparadas por hormônios. A pelve feminina tem formato mais circular que a do homem e uma cavidade pélvica maior que facilita a passagem do bebê no parto.


  • Related Posts with Thumbnails