Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Glamour Flirt

A droga que causa dependência silenciosa

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

http://margaret.zip.net/images/gula2.jpg

Ou seja, em duas classificações independentes, os transtornos de impulso, do transtorno obsessivo-compulsivo de comportamento. Trocando em miúdos. Se não há como resistir a um pedaço de bolo, OK. Se alguém não consegue sossegar até que o bolo tenha sido devorado, todo cuidado é pouco. Mas, se este impulso ainda persistir, o sinal é de alerta de compulsão. “Neste caso, a necessidade é preenchimento de um vazio que não tem relação alguma com a fome”, afirma Dr. William Collier, psiquiatra e autor do livro Terapia Breve para quem tem pressa. 

Buscar o prazer é saudável, mas a situação muda quando a busca de prazer se torna tão imperativa que a pessoa perde o controle. Comprar sem parar, faz sexo com estranhos, passar dias em frente do computador, ou limpar a casa o dia inteiro. Erroneamente tachadas como engraçadas ou excêntricas, pessoas que agem dessa forma são, na verdade, portadoras do que os psiquiatras chamam de transtornos da impulsividade. 

A conceitualização de transtornos de impulso data do século XIX, quando Pinel e Esquirol introduziram o conceito de “impulso instintivo” e o termo “monomania instintiva”. As monomanias incluem alcoolismo, cleptomania, homicídio, jogo patológico e provocação de incêndio, ou, piromania. Os aspectos mais presentes nos quadros de transtornos dos impulsos são: há uma falha em resistir ao impulso, instinto ou tentação de executar algum ato que seja prejudicial à pessoa ou aos outros. E há também um senso crescente de tensão ou excitação antes da execução do ato. A pessoa experimenta prazer, gratificação ou alívio no momento em que o comete. O ato é ego-sintônico na medida em que está de acordo com o desejo consciente imediato do indivíduo. Imediatamente após o ato pode haver, ou não, remorso, auto-reprovação ou culpa genuínos. Já os aspectos fundamentais do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) são obsessões ou compulsões. 

Obsessão é uma idéia, pensamento, impulso ou imagem recorrente e persistente que é experimentada pelo menos inicialmente, como intrusa e sem sentido, p.ex., um pai tendo impulsos repetidos de matar um filho amado, uma pessoa religiosa tendo pensamentos blasfemos recorrentes etc. A pessoa tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos ou impulsos, ou neutralizá-los com algum outro pensamento ou ato e acredita que as obsessões são produtos de sua mente, não impostas de fora.
Compulsão é um comportamento repetitivo, proposital e intencional que é executado em resposta a uma obsessão ou de acordo com certas regras ou de forma estereotipada. O comportamento tem o objetivo de neutralizar ou evitar desconforto ou algum evento ou situação temida; entretanto a atividade não está relacionada de forma realística com o que deve ser neutralizado ou prevenido, ou é claramente excessiva. A pessoa reconhece que seu comportamento é excessivo ou irracional.
As obsessões ou compulsões provocam angústia marcante, consomem tempo ou interferem significativamente na rotina normal e causam dependência, ocupando um espaço importante no cotidiano. Em alguns casos, causam danos físicos, como a compulsão por malhação exagerada, ou seja, Vigorexia, ou mesmo na compulsão por limpeza, quando há auto-escoriações. Nos casos de Tricotilomania, ou a compulsão por puxar o cabelo e Bulimia, quando se provoca vômitos após as refeições, os danos podem ser permanentes. 

Mas o comportamento de desconforto é comum em todos os casos. A angústia ou ansiedade são constantes quando o resultado é a impossibilidade de conclusão de tarefas, liberdade de sair de casa, na vergonha do contato com outras pessoas etc. A repetição e o aumento da freqüência acabam por causar um processo de dependência. E esta dependência é comparada a uma dependência química, pois a abstinência causa crises como tremores, sudorese ou taquicardia, por exemplo. É por isso que o ato de jogar, por exemplo, tem o mesmo papel que a droga, ou álcool ou a cocaína e outras substâncias psicoativas.

Tipos mais comuns:
- Jogador compulsivo
- Atividade física compulsiva (Vigorexia)
- Comprador compulsivo (Shopholic)
- Trabalhador compulsivo (Workaholic)
- Compulsão por comida (Binge-Eating)
- Compulsão sexual (Hipererosia)
- Compulsão por jogo
Related Posts with Thumbnails