Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Glamour Flirt

O concreto que captura carbono

quarta-feira, 23 de setembro de 2009



O concreto, responsável pela emissão de toneladas de CO2 na atmosfera, pode agora ajudar a reduzir os gases do efeito estufa presentes no ar. Graças a um produto desenvolvido na Europa, o Hemcrete, um tipo de concreto com materiais naturais em sua composição, tais como o cânhamo, cal e água e, de acordo com o fabricante, a sua neutralização é maior do que a produção de carbono, deixando um saldo positivo. O produto comercializado na Europa, é fabricado pela Tradical, companhia inglesa de inovação em construção,  e deve ser exportado para os Estados Unidos em breve sob forte esquema de fiscalização e preço alto, pela   presença do cânhamo em sua composição, uma fibra extraída da planta Cannabis,  a mesma da maconha.

Segundo dados do IPCC a indústria cimenteira é responsável por 7% das emissões globais de carbono.

A proposta do Hemcrete é fazer um trabalho menos agressivo ao meio ambiente do que o concreto convencional. Os seus fabricantes garantem que o material, que pode ser utilizado em diversas etapas da construção, não apodrece e é totalmente reciclável. Quando demolido pode ser utilizado como fertilizante.

Segundo os produtores, este concreto pode absorver até 110 kg de CO2 por cada m3 de parede construída,  graças à planta, que sequestra o gás durante seu crescimento.
Related Posts with Thumbnails