Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Glamour Flirt

Soluções naturais para a higiene doméstica

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

http://l.yimg.com/a/i/br/news/0809/limpeza_produtosnaturais.jpg

Detergentes, alvejantes, tira-manchas, amoníacos, detergentes, limpa-vidros, espuma para limpar o forno. A lista de produtos químicos que ajudam a manter o lar limpo, livre de germes e com bom aspecto, é variada e pode absorver uma parte considerável do orçamento mensal. Alguns produtos de limpeza são comprados especificamente para o caso de ocorrer um inconveniente pontual, e após utilizados ficam esquecidos em algum cantinho da casa, até que o problema se repita meses ou anos depois, e já não servem porque secaram, estragaram ou passaram do prazo de validade.

Então é preciso voltar a comprar esse mesmo produto, com as conseguintes dores de cabeça, perda de tempo e novo golpe na já combalida renda familiar em época de crise. Além disso, alguns destes produtos químicos não só são caros, mas também podem ser tóxicos para quem os utiliza sem tomar precauções, além de ser nocivos para o meio ambiente ou perigosos para as crianças que vivem na casa.

Então, para que se complicar? Há uma série de substâncias que não contaminam, estão sempre à mão e podem ser utilizadas para limpar o lar, sem a necessidade de correr riscos nem gastar muito dinheiro. Só é preciso conhecê-las e aproveitá-las.

Da próxima vez que for ao supermercado e pensar no que você precisa para higienizar as áreas mais movimentadas e utilizadas de sua casa - o banheiro e a cozinha - de forma respeitosa com o meio ambiente e sua segurança, procure na seção de alimentação em vez de na de limpeza. Segundo a especialista em economia e gestão doméstica Silvia Ribas Hidalgo, a cozinha pode ser limpa e desengordurada com a ajuda de um cítrico muito comum na maioria das casas e disponível o ano inteiro: o limão.

Limonada para limpar a cozinha.

Para aproveitá-lo, é preciso colocar para ferver o sumo de três ou quatro limões. Além de aromático, o vapor expelido é um excelente desengordurante e removedor de sujeira, que facilita a limpeza posterior do sistema exaustor do fogão através de uma "limonada quente" ou com álcool.

Uma das bebidas mais populares no mundo todo pode ser usada tanto para "alegrar o paladar", aquecer o corpo e dar um "empurrão estimulante" de manhã e durante o dia. Ela também pode servir para eliminar os maus cheiros. Estamos falando do café. Basta colocar um pouco de café moído em cima de um fogão ainda quente. O pó desta bebida também pode ser utilizado para desentupir os encanamentos obstruídos, desde que o entupimento não seja muito severo.

O procedimento é simples: consiste em umedecer um pouco de pó de café com água e verter o líquido resultante pelo encanamento. Depois é preciso deixar este "desentupidor natural" agir durante toda a noite e na manhã seguinte eliminá-lo, deixando correr água bem quente pelos canos.

O popular vinagre não só serve para dar sabor às saladas, mas também pode ser eficaz para tirar os depósitos de sabão na máquina de lavar. Só é preciso derramar quatro litros de água com vinagre (uma terça parte de vinagre para cada duas terças partes de água) dentro do tambor e efetuar um programa de lavagem em alta temperatura.

As banheiras também ficarão mais brancas e livres de machas se forem limpas periodicamente com água e sal refinado de cozinha ou água com vinagre, clareando depois com água comum. Para eliminar as manchas de suor da roupa, basta deixá-las em molho em água com umas gotas de vinagre por algumas horas antes de lavá-las na máquina. O sal, por sua vez, não só é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha, como também tem uma infinidade de aplicações se você quer uma limpeza doméstica "mais verde".

Para limpar uma frigideira queimada é preciso pôr uma boa quantidade de sal no fundo, derramar água fervendo e deixar a mistura atuar durante toda a noite. Se o que se quer é limpar as janelas da casa, é preciso esfregar os vidros com um trapo molhado em água com sal. Depois só é preciso lustrar as superfícies usando papel-jornal.

"Além disso, a cor dos móveis de vime pode ser recuperada esfregando-os com uma escova e uma solução de água e sal, em uma proporção de uma colherada de cloreto de sódio para cada cinco litros de líquido", diz Silvia Ribas Hidalgo.

Related Posts with Thumbnails