Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Glamour Flirt

É ruim malhar se estiver com gripe?

terça-feira, 30 de junho de 2009

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOJX3BDtekWcbVpSREVdX2XuWcT7j6YlR7xi2P7_ARSL7jJg5KqB7ANYwh_s2oF6baDBql-o7Rma5iTWqUHxrhzr-HGqM6GZR-N1U-wQYfslq55wTGXknvXvaIMzfluux7XGmQ1JMb22s/s320/malhando.jpg

Tosse, espirro e nariz congestionado? Como saber se você está resfriado ou gripado? É recomendável praticar exercícios físicos quando está doente? Resfriado é uma infecção aguda virótica (os rinovírus são os principais agentes causadores), geralmente sem febre, na qual as principais manifestações clínicas envolvem as vias aéreas superiores, com secreçao nasal (coriza) ou obstrução nasal como sintoma predominante. Com a exposição ao agente, a infecção pode ser facilitada por fadiga excessiva, distúrbios emocionais e alérgicos.?Gripe é uma infecção respiratória aguda causada por um virus específico, denominado Influenza, que ocasiona febre, prostação, coriza, tosse, dor de cabeça, dor de ganganta.??Geralmente ocorre como uma epidemia no inverno. Pode complicar com infecção bacteriana secundária, que deve ser tratada com antibióticos.

Na dúvida entre um e outro, o paciente que estiver ainda se sentindo disposto não deve entregar-se ao ócio. De acordo com o doutor João Geraldo Simões Houly, médico pneumologista do Hospital Santa Paula, o melhor a fazer é vestir roupa leve, tênis confortável e correr para a academia. "Os exercícios físicos, quando realizados de forma moderada, podem reduzir consideravelmente os sintomas relacionados a resfriados e auxiliar na recuperação da gripe".

O médico faz um alerta para os que estão gripados. "A atividade física não é recomendada quando o paciente apresenta febre alta, fraqueza, dores no peito e nas juntas. Se não tratada adequadamente, a gripe pode evoluir e ser um fator facilitador de infecções mais graves, como pneumonia, infecção nos ouvidos, sinusite, amidalite, e ainda agravar crises de asma. Exercitar-se, então, aumenta a vulnerabilidade do organismo e desidrata o paciente. Nesses casos, o ideal é a pessoa iniciar um tratamento médico e descansar bastante".

'Regra do pescoço'

Houly ensina uma regra simples para verificar quando os sintomas indicam um resfriado. "É a 'regra do pescoço'. Dores leves na região da cabeça e nuca, irritação na garganta e obstrução nasal são comuns em resfriados. Assim que esses sintomas aparecem, não é necessário interromper os exercícios físicos".

Estudos divulgados pelo American College of Sports Medicine mostram que a prática de esportes é capaz de eliminar em até dois dias os sintomas de um resfriado, já que estimula as células do sistema imunológico que combatem a infecção.

O pneumologista indica alguns cuidados que devem ser tomados para evitar a transmissão da doença. "É necessário levar sempre as mãos à boca antes de tossir ou espirrar, evitando assoar o nariz próximo a outras pessoas também. A ingestão de líquidos durante a atividade física é fundamental para hidratar o organismo e manter a temperatura corporal".

Related Posts with Thumbnails