Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Glamour Flirt

Saúde no banheiro, sob o chuveiro

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Os benefícios de uma boa chuveirada estão além da simples higiene corporal. A temperatura ideal da água deve ser regulada levando em conta a hora do banho e os resultados que se quer obter.

Um banho de água fria (de 10 oC a 29 oC) estimula o metabolismo, diminui a irritabilidade muscular - depois que se habitua à temperatura –, tonifica a pele e aumenta a imunidade. Só deve ser tomado por pessoas sem problemas cardíacos ou pressão, porque o frio pode produzir alteração dos batimentos cardíacos e um pequeno aumento de pressão.

O banho em água morna (de 29 °C a 36 °C) é tonificante e estimula a eliminação de toxinas do organismo. Alivia a tensão nervosa, a fadiga mental e o estresse, preparando o corpo para um sono profundo e relaxante.

Próximo à temperatura do corpo (37 oC), o banho não proporciona mudanças fisiológicas profundas. Não provoca muita transpiração e, por conseqüência, pouca eliminação de toxinas e não estimula o metabolismo decorrente da reação do frio.

Já o banho na água quente - acima de 37 °C – é indicado para músculos doloridos, dores em geral e após grandes esforços físicos. Auxilia, ainda, nos problemas espasmódicos, tem efeito sedativo e relaxante. Por isso é melhor tomá-lo no final do dia, quando se pode deitar em seguida. É benéfico nos estados de insônia. Lembre-se que o banho quente deve ser de curta duração e em horários em que não se vai mais sair de casa. Em excesso, o banho quente agride a pele e pode causar flacidez, além de mal estar e indisposição.
Related Posts with Thumbnails