Muitos já devem ter ouvido falar de uma doença chamada gota, mas poucos sabem realmente do que se trata. Vamos tentar dar uma rápida visão do que é a doença e comentar sobre seu tratamento.
Definição
Gota ou "Doença dos Reis" é uma enfermidade causada pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações. É uma das principais causas da artrite crônica e pode estar associada ao aumento do ácido úrico no sangue. Está também fortemente associada com obesidade, alterações do colesterol, diabetes e insuficiência renal.
O ácido úrico
O ácido úrico é uma substância que existe normalmente no corpo humano, derivada da ingestão de alimentos e do próprio metabolismo. O aumento de sua concentração no sangue – chamada de hiperuricemia – ocorre devido ao crescimento da sua produção ou à diminuição de sua eliminação nos rins. A hiperuricemia facilita a precipitação de cristais de ácido úrico no sangue, o que resulta em um ataque de gota.
Bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas, e alimentos ricos em purina (ervilhas, feijão, carnes, tomate, frutos do mar etc.) são reconhecidamente uma importante fonte para o aumento do nível de ácido úrico no organismo.
O tratamento
Ele visa à normalização do nível de ácido úrico e, geralmente, é feito à base de antiinflamatórios e drogas que aumentam a eliminação do ácido úrico pela urina ou que inibem a sua produção pelo organismo. Entretanto, para escolher o tipo de tratamento mais adequado para cada paciente, é necessário classificá-lo de acordo com o grau de ácido úrico que ele elimina por meio da urina. Nesse contexto, o paciente pode ser:
Hiposecretor : elimina pouco ácido úrico pela urina;
Normosecretor : elimina valores normais de ácido úrico pela urina;
Hipersecretor : elimina muito ácido úrico pela urina.
Vale lembrar que exercícios regulares e uma dieta balanceada são muito importantes para manter níveis adequados de ácido úrico no organismo.
A gota atinge normalmente adultos jovens e, se bem diagnosticada, pode ser facilmente controlada. Caso contrário, pode levar a artrites com a destruição das articulações.
Esta coluna foi escrita pela Equipe Janssen-Cilag e revisada pelo médico Heber Azevedo.
1 comment
Pow Muito esclarecedor e de fácil entendimento este post! Continue Assim, esse Blog é Muito bom!
24 de agosto de 2010 às 13:45Postar um comentário