Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Glamour Flirt

Saiba Mais Sobre Gota e Ácido e Ùrico

segunda-feira, 21 de abril de 2008

A imagem “http://www.todabiologia.com/saude/acido_urico_gota.gif” contém erros e não pode ser exibida.

Muitos já devem ter ouvido falar de uma doença chamada gota, mas poucos sabem realmente do que se trata. Vamos tentar dar uma rápida visão do que é a doença e comentar sobre seu tratamento.

Definição
Gota ou "Doença dos Reis" é uma enfermidade causada pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações. É uma das principais causas da artrite crônica e pode estar associada ao aumento do ácido úrico no sangue. Está também fortemente associada com obesidade, alterações do colesterol, diabetes e insuficiência renal.

O ácido úrico

O ácido úrico é uma substância que existe normalmente no corpo humano, derivada da ingestão de alimentos e do próprio metabolismo. O aumento de sua concentração no sangue – chamada de hiperuricemia – ocorre devido ao crescimento da sua produção ou à diminuição de sua eliminação nos rins. A hiperuricemia facilita a precipitação de cristais de ácido úrico no sangue, o que resulta em um ataque de gota.
Bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas, e alimentos ricos em purina (ervilhas, feijão, carnes, tomate, frutos do mar etc.) são reconhecidamente uma importante fonte para o aumento do nível de ácido úrico no organismo.

O tratamento

Ele visa à normalização do nível de ácido úrico e, geralmente, é feito à base de antiinflamatórios e drogas que aumentam a eliminação do ácido úrico pela urina ou que inibem a sua produção pelo organismo. Entretanto, para escolher o tipo de tratamento mais adequado para cada paciente, é necessário classificá-lo de acordo com o grau de ácido úrico que ele elimina por meio da urina. Nesse contexto, o paciente pode ser:

Hiposecretor : elimina pouco ácido úrico pela urina;
Normosecretor : elimina valores normais de ácido úrico pela urina;
Hipersecretor : elimina muito ácido úrico pela urina.

Vale lembrar que exercícios regulares e uma dieta balanceada são muito importantes para manter níveis adequados de ácido úrico no organismo.
A gota atinge normalmente adultos jovens e, se bem diagnosticada, pode ser facilmente controlada. Caso contrário, pode levar a artrites com a destruição das articulações.
Esta coluna foi escrita pela Equipe Janssen-Cilag e revisada pelo médico Heber Azevedo.

1 comment

Pow Muito esclarecedor e de fácil entendimento este post! Continue Assim, esse Blog é Muito bom!

24 de agosto de 2010 às 13:45
Related Posts with Thumbnails