Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Glamour Flirt

Benefícios do Banho

sábado, 19 de abril de 2008

Costumamos realizar nossa higiene diária sem jamais nos darmos conta de que ela representa muito mais do que um hábito de limpeza. O banho diária pode ser na verdade, uma das melhores maneiras de se promover a saúde.
No entanto, essa mesma falta de consciência e o uso indiscriminado de produtos químicos podem acabar transformando esse hábito saudável num prejuízo da própria saúde.
O banho quente e o uso de sabonetes e shampoos apenas perfuma a pela. Seu uso deve ser mais restrito, porque a ação detergente do sabonete retira da pela uma oleosidade invisível, rica em vitaminas importantes, entre elas a vitamina "D". O calor da água muito quente dilata os poros e infiltra calor externo na pele. Além disso; pode-se provocar desequilíbrios térmicos ou a perda da resistência imunológica (provocando gripes e tosses) se, após o banho quente, nos expuser-mos ao vento, à chuva, ao ar condicionado, à friagem. Muitas pessoas sofrem de sinusites e corizas devido aos banhos quentes matinais.

"O banho quente, de efeito relaxante, pode ser tomado à noite"

Dependendo de cada organismo, do clima e de cada situação de saúde, o banho quente ou morno - pior se prolongado - pode causar mais danos do que se imagina. O ideal é um banho entre o morno e o frio, de preferência utilizando-se uma fricção feita com buchas naturais. Dessa forma, ativa-se a circulação da pele e provoca-se uma vasodilatação periférica, que permite uma descarga de toxinas do sangue, realizando-se, assim, uma "higiene interna" também. Esse banho, mais natural, evita o choque térmico, pois traz o calor concentrado dentro do corpo para a periferia, protegendo melhor o organismo do frio ou do calor ambiental excessivo e melhorando muito sua resistência imunológica. O banho quente, ao contrário, não remove o calor interno excessivo, e até contribui para elevá-lo. O banho quente, de efeito relaxante, pode ser tomado à noite. Para a atividade diária, para estimular o organismo, para combater as gripes e resfriados, o banho frio, rápido e executado com fricção em todo o corpo, é muito saudável e natural. Pode-se ainda, após o banho tépico, passar para uma rápida ducha fria.
Esta é uma alternativa para quem não se aventura ao "banho gelado" ou então, durante o inverno.

Related Posts with Thumbnails